janeiro 21, 2006

Nem suspense

Naqueles filmes antigos havia uma ideia de suspense que era criado a partir de um plano bem definido., A ideia era transportar o espectador para o plano de todas as condições em que o suspense era inetitável.
Não sinto qualquer suspense. O dito vai ser eleito, pois claro, como previsto e re-previsto. Nem suspense se sente. Desgraça.

janeiro 20, 2006

Veremos...


Tudo demasiado bem arrumado, nada fora de controlo, tudo bem ensaiado. Ok, não vai haver novidades certamente. A quatro ou cinco vozes. Veremos.

janeiro 19, 2006

Veremos


Quando tudo está orientado para determinadas formas de uso (e de participação) é muito difícil fugir às regras que estão estabelecidas e aos rituais que lhes estão associados. O setting orienta a acção e a organização das práticas. Julgo que quando o setting está organizado de uma dada forma, mais do que procurar alterá-lo é preciso procurar perceber como é que as pessoas são constrangidas por esse enquadramento. Podemos pensar que estamos a alterar, a inovar, e poderemos a estar não mais que reagir ao setting como ele quer que se reaja. E isto vem a propósito de sentir que a mesa está posta para as eleições de Domingo. Veremos.

janeiro 18, 2006

Periódicos

Os fenómenos periódicos sempre me encheram de curiosidade. Acho mesmo que sempre foi mais que curiosidade, era a perspectiva da repetição, do recomeçar, do começar tudo de novo. A antecipação do já mais ou menos conhecido exercia um fascínio como se adivinhasse o futuro. Brincar de adivinhar, era isso.

Agora o fascínio reduziu-se a alguns fenómenos menos periódicos. Mas inesquecíveis. Antecipá-los é quase vivê-los.

janeiro 17, 2006

Perda

Sem grande capacidade para escrever aqui. Reconheci em mim uma enorme angústia de perda que acho nunca tinha sentido.

janeiro 16, 2006

Comemorar?


Dia sem nexo. Nascer, sim. Comemorar o nascer? A que propósito? O que há para comemorar?
Importa os que estão à nossa volta.

(Não deixo de sentir o odor triste do material esterilizado. Preocupação.)

janeiro 15, 2006

Che

Lembrei-me muito de outros tempos da minha mãe, pouco depois do 25 de Abril quando me dizia que lhe fazia lembrar o Che. E sorri para mim, preocupado.