janeiro 12, 2006

Hypnerotomachia Poliphili

Na leitura do livro A Regra de Quatro (em que o livro Hypnerotomachia Poliphili tem um protagonismo essencial) invadiu-me uma sensação de gozo do saber, da desocultação de segredos enterrados por outros sem grande esperança de que alguma vez viessem a ser encontrados. Essa noção de despojamento e não visibilidade encantou-me. Hoje.

Hoje também descobri em minha casa cinco livros do "ensino primário" do século passado (muito passado): Geometria de 1925 de Eduardo Andrea (com capa desenhada por Leitão de Barros) e a Aritmética de Abílio Fernandes (Professor da Escola nº71 da Cedofeita) de 1902. Apetece-me divulgar algumas curiosidades deste livros (em que Aritmética se define na 1ª página como "a sciência dos números e suas combinações".

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O prazer de saborear o que está na nossa casa mas que aparentemente ainda não tínhamos visto ou que não nos tinha seduzido! E só se nota quando, por alguma razão,nos está a fazer falta ou quando estamos "capazes" de o ver, será? E que coisas curiosas descobres na tua!
Bj, M

8:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home