janeiro 10, 2006

Votar nos gordos?

A ideia de que os sentidos de voto são muito infuenciados por elementos pouco perceptiveis e inerentes à linguagenm corporal que (mesmo sem querer) lemos nos outros (que também muitas vezes sem querer comunicam mensagnes importantes) já tinha encontrado nas leituras sobre body language. E na minha vida diária tenho observado isso (na instituição em que trabalho, nos círculos profissionais).
Mas a leitura explícita da postura corporal (que tem muito que ver com o índice de massa gorda) dos candidatos à Presidência da República não tinha sido ainda clara para mim. A História recente sugere que, em tempos de maior optimismo, maior abastança (ou pelo menos maior consumo), menos preocupação, os Portuguese votam nos candidatos mais nutridos, com um aspecto mais próspero fisicamente (qual projecção do seu entir). Em tempos de crise, de angústias laborais (desempregop, insegurança) os Portuguese votam mais em candidatos de aspecto mais austero, mais magros, mais encovados (seja por que razão for).

Na actual conjectura esta leitura pode ser preocupante (como é preocupante saber, de acordo com as sondagens, que Cavaco Silva poderá ganhar à primeira volta com quase 60% de votos expressos). Por isso, toca a ser mais optimista e votar. Mas votem nos gordos!

PS1: Daqui a alguns dias vou falar aqui mais de body language e dar algumas sugestões de recursos.
PS2: Para uma visão externa com uma apreciação crítica interessante da situação das eleições presidenciais ver por exemplo o
World Socialist Web Site.
PS3: Obrigado Mada pela dica dos gordos.